Feed

Igreja Sustentável

A Congregação Cristã no Brasil - CCB tem um patrimônio admirável composto por milhares de templos que chamamos casas de oração, oficinas de costuras e um anexo no município de Barretos-SP que abriga os irmãos em tratamento médico oriundos de todos os estados brasileiros; e principalmente de sua irmandade estipulada entre 3,5 a 5 milhões de membros.

Porém o que é de se admirar não são os números que demonstram sua grandeza, mas os números mínimos por quais essa grandeza foi conquistada. A CCB jamais em sua história foi subsidiada de qualquer forma; sendo apolítica, jamais aceitou doações com propósitos políticos; a CCB não é dizimista, jamais exigiu oferta de qualquer membro, jamais desmereceu quem não ofertasse; jamais obrigou sua irmandade a comprar qualquer produto, visto que não fabrica ou comercializa nenhum; jamais ofereceu benção por dinheiro; assim nunca se viu no nosso meio campanhas de libertação, curas e prosperidade.


A arrecadação na CCB é irrisólia comparada a qualquer grupo religioso, mas seu patrimônio supera muitos deles. Isto exige um admistração magistral feita com arte e maestria. Quem foi seu sábio economista? Como se organiza? Qual sua fonte de renda? De onde vem seus recursos?
"Sua organização é a caridade de Deus no coração de seus membros" (L. Francescon).

A diferença é que muitos valorizam o dinheiro e na CCB o dinheiro é visto sem valor. O resultado das coletas é tratado como - "O fruto que Deus prepara" - e isto não tem preço. A irmandade coopera de forma anônima e voluntária. Toda vez que um envelope de coleta é entregue, além do dinheiro, está depositada uma oração.
Uma entidade sustentável utiliza os recursos naturais sem exaurir o meio ambiente. Uma igreja sustentável utiliza os 'frutos que Deus prepara' sem exaurir seus membros.

O 'fruto de Deus' sustenta a igreja. Pode ser em dinheiro ou em serviço, com esse pensamento, todo serviço prestado à 'Obra de Deus' é voluntário. O corpo ministerial não é remunerado, oficiais que trabalham nas contruções e manutenção, idem. Os músicos não pagam para aprender e não cobram para tocar. Irmãs trabalham na costura, na cozinha e na limpeza e só ganham satisfação.

Com este 'fruto' que os livros e as contas bancárias não registram, a CCB ergueu seu patrimônio.

SOU CCB, SOU 100!





* São bíblicos tanto o dízimo e o sustento dos obreiros

Copyright © 2009 Centenário da Congregação Cristã no Brasil All rights reserved.