Feed

A CCB é Centenária.

Congregação Cristã no Brasil é o letreiro que os mais belos templos do país ostentam em suas fachadas. Do interior desses templos ecoam os mais belos hinos de Louvores e Súplicas a Deus. Seus asentos acomodam um inúmero e maravilhoso povo que reunido em NOME DO SENHOR JESUS adoram o Deus que fez o Céu e a Terra. De cá homens com terno e gravata, de lá mulheres com véus nas cabeças. Após a exclamação: DEUS SEJA LOUVADO inicia-se mais um culto nessa igreja que está completando cem anos.

Ponto de partida. Aos doze de março de 1910, desembarcava em solo brasileiro vindo dos Estados Unidos, o imigrante italiano Luiz Francescon. Este missionário ensinaria uma parte da nação a falar uma 'língua estranha' que não tem tradução, mas tem poder e unção.

A pioneira. A mensagem pentecostal (Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e breve voltará) começou a ser disseminada em solo brasileiro, na região sudeste, pela Congregação Cristã no Brasil - CCB. Em pouco tempo em cada cidade do nosso céu a Congregação estendeu seu véu.

O número um. Antônio Felício Machado foi o primeiro irmão a ser batizado na CCB na cidade de Santo Antônio da Platina no Estado do Paraná.

O crescimento. Explicar o crescimento inicial da CCB é desafio a qualquer teólogo, ou mesmo, sociólogo ou antropólogo. Como uma igreja que não evangeliza cresce tanto? Se o método tradicional e bíblico não foi usado, qual fattor levou-a ser a maior denominação por décadas?

Obra do Espírito Santo. Os membros da CCBtem uma resposta na ponta da língua: "Foi obra do Espírito Santo" - e ao meu ver foi mesmo. A glossolalia (línguas estranhas) foi um atrativo para crentes de outras denominações. O derramamento dos dons foi abundante até meados de sua história, o que acontecia tanto nos encontros cultuais como nos casuais.

Usos e costumes. Os costumes usuais da CCB são comuns a toda igreja pentecostal, já os litúrgicos, são bem característicos contribuindo para sua identidade denominacional. São eles: o uso do véu, assentos separados, saudação típica, orar só de joelhos, clamores e exclamações exaltando a Deus durante todo decorrer do culto, etc.

A igreja dos 'glórias'. O modo peculiar de seus membros exaltarem e clamarem a Deus fazia-se notável a todos que a visitavam, fazendo-os ficar conhecidos como 'os glórias' e consequentemente a CCB como a 'igreja dos glórias'. Esse apelido, dado pelas outras denominações, revela como era dinâmico o seu culto e o respeito que demonstravam pela CCB.

Sua gente. A congregação é composta de um povo varonil e jovens valorosos. Suas mulheres são mestras no bem e as moças, sem exceção, são formosas e encantadoras. Casam-se e dão em casamento entre si, agem igual [porque são] uma grande famíla

Suas cores. Do cinza fez sua cor; dos templos, pavilhões. Aqui a séria cor ficou colorida e a casa de oração virou cartão. A fachada tem seu brilho, o letreiro sua identificação; ao depararmos com um prédio sabemos com nitidez: "É da Congregação".

O contraste. Fica por conta da sua orquestra que já foi reportada como a maior do mundo. A corporação musical é motivo dos maiores elogios, como das maiores críticas. Se é bela quando a ouvimos, é fera quando a olhamos; Se encanta pela execução, decepciona pela exclusão - ao privilegiar um gênero, discriminou o outro.

Seus valores. A CCB jamais em sua história foi subsidiada de qualquer forma; sendo apolítica, jamais aceito doações com interesses políticos; jamais ofereceu benção por dinheiro, dessa forma, jamias se viu em seus átrios, campanhas de libertações, curas e prosperidades. O 'fruto que Deus prepara' é o sustento da igreja e a satisfação em nossos corações é o cheque de pagamento.

O centenário é momento para reflexão: A igreja que somos é a igreja que deveríamos ser? Levamos a mensagem que o missionário trouxe há cem anos? Temos sido fiéis a esse legado?

O centenário é momento para oração: Devemos sempre estar clamando a misericódia de Deus para que nos guie e não deixe a igreja sem direção. Haveremos de pedir sempre seu perdão, os dons e sua Palavra.

O centenário é momento para gratidão: Nesse período construímos nossa história como uma grande família, temos uma estrutura gigantesca e somos modelos em várias áreas; Deus tem sido conosco, seus conselhos não tem faltado, e suas promessas hão de cumprir.





Copyright © 2009 Centenário da Congregação Cristã no Brasil All rights reserved.