Feed

Pentecostalismo brasileiro: As origens

É impossível falar em “pentecostalismo brasileiro” sem antes falarmos um pouco sobre o pentecostalismo norte-americano.

E é impossível falar em pentecostalismo brasileiro sem falar na Congregação Cristã no Brasil e Assembléia de Deus, que são as pioneiras na propagação da fé pentecostal em solo brasileiro.


O fenômeno religioso denominado “pentecostalismo brasileiro” está prestes as completar cem anos, estudiosos da religião dizem que o pentecostalismo é um dos mais importantes fenômenos religiosos ocorrido no século XX.

Desde o seu surgimento publico na Azuza Street, na cidade de Los Angeles, Califórnia - Estados Unidos, em 100 anos, o pentecostalismo conquistou 500 milhões de seguidores em todo o mundo. Caso seja mantido os níveis de crescimento dos últimos anos, estima-se que em 2025 44% dos cristãos serão evangélicos pentecostais, o que somará cerca de 1,1 bilhão de pessoas.
.
Com a aproximação do primeiro centenário do movimento pentecostal brasileiro cresce o numero de interessados no assunto, também por isso criamos este blog, um blog escrito por ccbeianos para ccbeianos, que abordará principalmente o centenário da Congregação Cristã no Brasil (CCB), eventualmente, por motivos de retratação histórica a Assembléia de Deus (AD) poderá ser citada, uma vez que em 2011 ela também completará seu primeiro centenário.

Todos são bem vindos a este blog, independente da igreja qual freqüentam, mas nos delimitaremos apenas a assuntos dos aspectos históricos e do pentecostalismo em si, não discutiremos aqui religião. .
.
A Congregação Cristã no Brasil que este ano completará o seu primeiro centenário, aparentemente não está comemorando a data com festejos, como antecipadamente faz a AD, o que certamente reafirma a postura da CCB em não se expor nas mídias, ou como disse o mestre em religião pela Mackenzie, Gloecir. Bianco: a "CCB no século XXI é uma igreja pentecostal invísivel".
.
Penso comigo, embora isso seja negado pela instituição, que o lançamento do novo hinário previsto para 2010, é uma tímida e discreta comemoração ao centenário. E esta “comemoração” é bem vinda, pois, nos orgulhamos da nossa história.
.
Certo é que com a chegada de 2010 e aproximação de 2011, anos em que chegaram ao Brasil Louis Francescon, Daniel Berg e Gunnar Vingren, respectivamente, começam a pipocar na imprensa informações relacionadas ao pentecostalismo brasileiro e inevitavelmente às denominações CCB e AD, que são as precursoras do movimento no Brasil. Este já pode blog ser citado como exemplo neste sentido, outro exemplo que podemos citar foi o congresso realizado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) em novembro do ano passado.
.
Afinal quais as origens do pentecostalismo?
.
O pentecostalismo também conhecido como “avivamento pentecostal”, é um movimento religioso que surgiu no inicio do século XX, entre pobres e imigrantes nas periferias dos Estados Unidos.
.
Porque denominações como CCB são classificadas como igrejas pentecostais”?
.
É uma referência ao Batismo pelo Espírito Santo, descrito no livro de Atos capítulo 2, o termo “pentecostal” deriva de “pentecostes”, um termo grego utilizado que é utilizados para referir-se a festa judaica das semanas.

Podemos afirmar que o pentecostalismo é um movimento cristão avivalista, que tem ênfase na santificação e no relacionamento pessoal entre Deus e o crente. Há historiadores que atribuem o surgimento do pentecostalismo a Montano, um cristão do ano 150, que lutou pela recaristimazação cristã, e isto fez porque os cristãos daquela época já haviam abandonado a: glossolalia (falar em línguas), revelações, curas divinas e maravilhas.

Charles Fox Parham e William Joseph Seymour; 1901 e 1906; Topeka (Kansas) e Los Angeles (Califórnia) são os precursores do pentecostalismo do século XX. Porém, muitos deixaram de relatar a contribuição de Parham devido a sua tendência racista simpática aos ideais da Ku Klux Klan, acusações de homossexualismo e doutrinas exclusivistas que afirmava que os anglo-saxões eram descendentes diretos das tribos perdidas de Israel após o exílio na Assíria.

Seymour, negro e filho de escravos libertos, constantemente é exaltado de por sua atuação, mesmo em uma época de forte perseguição racial nos EUA, tornou-se bastante popular por causa do movimento avivalista da Azuza Street.

Acredita-se que a rápida expansão do pentecostalismo esteja associada a fatores sócio-culturais, como divisões raciais e de classe. As igrejas pentecostais se tornaram um local onde os pobres manifestavam seu descontentamento com a pobreza e conflitos raciais, assim surgiu a “igreja dos deserdados”. Num período de três anos, muitos fiéis pentecostais transformaram-se em missionários que começavam a disseminar o pentecostalismo por todo os EUA, depois, Europa, Ásia, América Latina e África. Assim foi com Louis Francescon, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que saíram de Los Angeles para trazer a mensagem pentecostal à América Latina, que na Argentina em 1909 culminou no surgimento da Assembléia Cristã, a primeira denominação pentecostal latino-americana, em 1910 no Brasil da Congregação Cristã e 1911, também no Brasil, da Assembléia de Deus.

Quais são as principais características do pentecostalismo?

.
Como já dissemos acima, o pentecostalismo prioriza o relacionamento do individuo com Deus e enfatiza a santificação e o Batismo pelo Espírito Santo. Outra característica peculiar a este grupo é o fato de se tratar de uma religião dinâmica, oral e resultante do testemunho de pessoas, que desde o inicio, tem valorizado mais a tradição oral do que a escrita. Por este fato, algumas denominações deixaram de registrar a própria história, permitindo que importantes personagens do pentecostalismo e denominações caíssem no esquecimento, por isso, tem muito trabalho aquele que se propõe a estudar o fenômeno pentecostal.
.
Em linhas gerais, podemos dizer o pentecostalismo brasileiro tem raízes norte-americanas, que do movimento avivalista, conduzido por Charles Fox Parham (1873-1929) e William Joseph Seymour (1870-1922) no inicio do século XX (1906), permitiu que no ano de 1910 o italiano Louis Francescon e um grupo de irmãos em Santo Antonio da Platina (PR) dessem origem primeira igreja evangélica pentecostal brasileira à Congregação Cristã no Brasil, e em 1911 os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren em Belém do Pará dessem origem a Missão da Fé Apostólica, que sete anos depois adotou o nome de Assembléia de Deus no Brasil.
..
Clique na imagem para ampliar.,
mapa historico0
.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
.
CAMPOS, Leonildo Silveira. As origens norte-americanas do pentecostalismo brasileiro: observações de uma relação ainda pouco avaliada. Revista USP. São Paulo. 2005
.
BIANCO, Gloecir. CCB no século XXI: Uma denominação pentecostal invísivel. Blog Religare-Religare. Curitiba. Setembro/2005.
.
Pentecostalismo. Wikipedia

Copyright © 2009 Centenário da Congregação Cristã no Brasil All rights reserved.