Feed

Retrato falado

Não importa onde estajamos, suas cores e formas denunciam: “aqui tem um templo da Congregação Cristã no Brasil”, ou como diz a canção “aqui a congregação estendeu seu véu..."

A CCB é uma igreja extremamente organizada, até mesmo os criticos da CCB enaltecem a esta qualidade. Em tempos que para muitos a religião tornou-se um lucrativo negócio e assim em poucos dias erguem-se mega-templos em pontos estratégicamentes posicionados, a CCB ainda mantém os singelos mutirões de membros aos finais de semanas, e isso tem dado certo, somos cerca de 19000 templos espalhado por todo o Brasil.
.
A CCB é uma instituição amada e odiada, amada pelos seus membros e odiada por muitos irmãos evangélicos de outras searas. Ainda que os nossos criticos não admitam na CCB há grande reverência pelo sagrado e muito repeito ao ministério. No cultos homens de um lado e mulheres do outro, formam um cenário único no meio evangélico brasileiro, centenas de homens enfileirados, todos trajados de terno, o mesmo do lado das mulheres, onde centenas cobrem suas cabeças com o véu. Este ambiente agradavel somado a boa música, tocado pela maior orquestra do mundo, é um convite permanecermos nas fileiras da congregação e para que os visitantes voltem sempre a “Casa de Oração”.
.
É verdade que aqui não há preparo de sermões para ser pregado nos cultos, e que nossos ministros não possuem formação teológica, mas isto não quer dizer que as pregações não estejam de acordo com as Sagradas Escrituras e que são como o “pão do céu” que alimenta a alma.
.
Somos uma igreja avivada, temos a graça de termos o Espirito Santo como condutor da Igreja, por isso, sempre que saimos da igreja, voltamos para casa com aquilo que espiritualmente necessitamos, e aqueles que entram na congregação pela primeira vez saem delá maravilhados com a experiencia de terem sido tocados pela pregação.
.
Antes que me atirem pedras, preciso dizer que esta não é uma caracteristica exclusiva da CCB, e que estou falando dela porque é a igreja qual frequento. Não vou deixar de dizer que, as vezes, há deslizes na Palavra, porque realmente há, mas isso também não é exclusividade da CCB, onde tem o homem presente, fuçando encontraremos falhas.
.
Bispos levando dolares ilegalmente dentro da Bíblia para outos países e impérios da comunicação sendo erguidos com dinheiro de gente simples e assalariada, nesse cenário, a CCB pode orgulhar-se por estar no rol de igrejas sérias, que fazem gestão transparente dos recursos provenientes de doações espontaneas do fiéis denominada “coleta”.
.
Na CCB ninguém é remunerado, todo serviço é prestado voluntariamente, o musico e a organista tocam com alegria porque gostam, os amorosos diaconos e irmãs da obra da piedade trabalham porque se preocupam o sofrimento dos pequeninos do Senhor, os anciães e cooperadores de adulto e de jovens pregam porque acreditam que Deus a eles confiou esta missão.

Mas não é só isso, tem os missionários que sem fazer alarde estão levando as boas novas do evangelho por todo mundo, graças ao empenho deles a Congregação Cristã está presente nos cinco continentes. Outra coisa bonita de se ver são os evangelistas, geralmente homens simples e de pouca instrução material, mas de enorme sabedoria, Deus os capacita e com um unico versículo estes homens abrem suas bocas e derramam uma água pura e cristalina que vem direto da fonte. A sabedoria e beleza das palavras que saem da boca desses homens não encontramos nos mais famosos livros de poesia e nem mesmo nas teses academicas dos sabios em ciencia humana.
.
Tudo isso faz-se por amor, não esperamos ser recompensados aqui na terra, motiva-nos a esperança de lá no céu recebermos a "coroa de glória". Ultimamente muito se falou da CCB, eu mesmo falo, mas não temos apenas falhas, temos muita coisas boas, acima citei apenas algumas delas.
.
Ah, ia me esquecendo, como estamos em ano de eleiçoes, vale lembrar que a CCB é totalmente apolitica, política e políticos passam longe dos nossos pulpitos, cada um é livre para comprir o seu dever de cidadão.
.
Em 2010 a CCB é 100!

Copyright © 2009 Centenário da Congregação Cristã no Brasil All rights reserved.